Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
No Dia Mundial do Alzheimer, Congresso em Brasília debate temas sobre Envelhecimento e Cuidados com idosos Imprimir E-mail
Seg, 16 de Setembro de 2019 15:08

Distrito Federal tem 200 mil pessoas com 60 anos ou mais, diz IBGE

 
Para discutir o envelhecimento populacional, com ênfase nos cuidados com os idosos com déficit de memória e os cuidados ao fim da vida, entre outros assuntos relacionados à saúde da pessoa idosa, Brasília (DF) recebe, de 19 a 21 de setembro de 2019, o 10º Congresso do Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia (COGER). O evento reúne geriatras, especialistas em gerontologia, gerontólogos e profissionais que atuam ou se interessam pela área.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia seção Distrito Federal (SBGG-DF), o último dia do Congresso acontece no Dia Mundial do Alzheimer, lembrado em 21 de setembro, um dos principais assuntos do evento. Segundo o presidente da SBGG-DF, Thiago Rodrigues Povoa, o Alzheimer é a principal doença relacionada ao déficit de memória.

“O objetivo é ter a participação de profissionais que trabalham com envelhecimento e com idosos que envelhecem com doenças da memória. Vamos trazer alguns dos principais especialistas nacionais e internacionais para palestrar sobre esse assunto, especialmente sobre o Alzheimer. Eles vão falar desde como evitar demências, cuidados terapêuticos multiprofissionais e o que há de mais novo no tratamento, até cuidados ao fim da vida”, relata o presidente da SBGG-DF sobre o evento, maior da Geriatria e Gerontologia na região Centro-Oeste e que espera receber cerca de 800 participantes este ano.

O tema do evento é bastante relevante. Afinal, hoje, estima-se que existam mais de 45 milhões de pessoas vivendo com demências no mundo e que esse número irá dobrar a cada 20 anos, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Alzheimer Brasil (IAB). Demências são doenças cerebrais que causam a diminuição progressiva da capacidade cognitiva, alterações de comportamento e perda da funcionalidade. A doença de Alzheimer é o tipo mais frequente de demência.

As demências habitualmente acometem a população idosa. Apenas no Brasil, onde hoje há mais de 29 milhões de pessoas acima dos 60 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acredita-se que quase 2 milhões de pessoas têm demências, sendo que cerca de 40 a 60% delas são do tipo Alzheimer.

Situação da população idosa no Distrito Federal - Atualmente, são cerca de 1,2 milhões de idosos no Centro-Oeste e, desses, quase 200 mil estão no Distrito Federal. Apenas a capital federal tinha quase 21 mil idosos em 2015, segundo dados mais recentes do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Diferente do que acontece em outras regiões do país, o envelhecimento em Brasília e nas cidades do Plano Piloto é uniforme. Mesmo assim, a população envelhece sem condições ideais de mobilidade urbana e transporte público, por exemplo. Além disso, é importante o trabalho de conscientização e educação da sociedade para aceitar e receber esses idosos”, afirma Povoa.

Embora a população do Distrito Federal e do Brasil estejam envelhecendo, não há profissionais suficientes para atender a essa demanda. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que exista um médico geriatra para cada mil idosos. Mas no país a proporção ainda é de um para 16 mil idosos, de acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), de 2018, sendo a proporção mal distribuída: apenas a região Sudeste conta com 60% desses profissionais.

“A gente buscou fazer a programação do Congresso com temas para trazer o jovem profissional para a área da Geriatria e da Gerontologia. Queremos contribuir com a qualidade da formação, especialmente na interface com o mercado de trabalho. Para que os profissionais tenham mais informações e conhecimentos da especialidade, como se planejar para montar um consultório ou mesmo como fazem para divulgar seu trabalho” complementa o presidente da SBGG-DF.
A programação completa e as inscrições podem ser realizadas no site www.coger2019.com.br


 
Serviço
10º Congresso do Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia (COGER)
Local: Associação Médica de Brasília – St. de Clubes Esportivos Sul – Brasília (DF)
Data: 19 a 21/09


Fonte: SBGG-DF

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina -Todos os direitos reservados
SGAS 915 Lote 72 | CEP: 70390-150 | Brasí­lia-DF | FONE: (61) 3445 5900 | FAX: (61) 3346 0231| E-mail: cfm@portalmedico.org.br | CNPJ: 33.583.550/0001-30