Rede dos Conselhos de Medicina
Participação do médico foi importante na tramitação da Medida Provisória Imprimir E-mail
Qui, 28 de Novembro de 2019 18:14

Articulação: CFM intensificou atuação no Congresso NacionalNo período dos debates que antecederam a votação da MP nº 890/2019 pela Câmara e pelo Senado, o CFM e outras lideranças médicas atuaram no Parlamento e também convidaram os médicos brasileiros para participar do processo.
Mais de 45 mil médicos atenderam ao chamado do CFM e, através da plataforma criada pela autarquia, encaminharam cerca de 1,8 milhão de mensagens aos deputados federais de todos os estados.

Os profissionais pediram apoio e voto dos parlamentares contra temas como a flexibilização do Revalida, a permissão para que consórcios estaduais contratassem pessoas com diplomas de medicina estrangeiros sem revalidação e a possibilidade de intercambistas cubanos continuarem a atuar no Brasil.

Categoria - Após essa abordagem, muitos deputados deram retorno positivo e passaram a entender melhor a pauta da categoria. "O apoio das entidades médicas à proposta original do programa Médicos pelo Brasil foi público desde seu anúncio. O Estado deveria ser e ciente em prover as condições necessárias para os médicos trabalharem no interior do Brasil", a rmou o deputado Professor Israel (PV-DF).

Mensagens dos conselheiros federais também foram divulgadas com os pedidos da categoria. Foram 15 vídeos institucionais disseminados nas redes sociais, incluindo os grupos médicos de WhatsApp. Além disso, com o mote "Médico só com CRM", o CFM divulgou campanha online nas redes sociais, com divulgação de vídeos e outras peças gráficas. Essas mensagens alcançaram mais de 2 milhões de pessoas no Facebook; 1,5 milhão no Instagram; e 500 mil no Twitter.

"As peças divulgadas propunham esclarecer não só os parlamentares, mas garantir que médicos e a população estivessem unidos para garantir qualidade na assistência. Afinal, saúde é coisa séria", pontuou o diretor de comunicação do CFM, Hideraldo Cabeça.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner