Rede dos Conselhos de Medicina
No Ministério da Cidadania, diretores do CFM defendem cautela no uso de canabinoides Imprimir E-mail
Seg, 03 de Fevereiro de 2020 10:52

Representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) se reuniram com autoridades do Poder Executivo Federal para dar andamento a pautas médicas. Em encontro, na quarta-feira (29), com o ministro da Cidadania Osmar Terra e com o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do ministério, Quirino Cordeiro, os diretores Emmanuel Fortes e Alexandre Rodrigues defenderam cautela quanto à abordagem dada aos canabinoides e seu uso como medicamento por alguns segmentos.

“A pressão pela liberação das drogas tem muitas estratégias e uma delas é dizer que maconha é medicinal. Não é. Ela é nociva à saúde. Estamos preocupados com esse desserviço prestado à sociedade por alguns veículos de comunicação e por pessoas notórias”, alertou Fortes, que é 3º vice-presidente do CFM.

Ele, que é médico psiquiatra, entende que essa abordagem retira da população a noção de perigo, quebra resistências e a expõe a riscos desnecessários, “visto que os derivados canabinoides ainda padecem de pesquisas que comprovem eficácia e segurança do seu uso terapêutico”.

Por sua vez, o conselheiro Alexandre Rodrigues, 2º vice-presidente, complementou que o CFM aprovou o uso do canabidiol compassivamente e que qualquer outra manifestação contraria o que está estabelecido em resolução.

Inovação – Na quinta-feira (30), o 3º vice-presidente, Emmanuel Fortes, também representou o CFM, no lançamento da Câmara da Saúde 4.0 – uma ação prevista no Plano Nacional de Internet das Coisas, lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2019. 

O projeto, que visa aprimorar a aplicação de Internet das Coisas (IoT) na área da saúde, terá a participação de participação de estados e municípios e será coordenado pelo Ministério da Saúde. Na cerimônia, os ministros Marcos Pontes e Henrique Mandetta assinaram um acordo de cooperação técnica entre os dois ministérios.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner